Data: 03/01/2011. Primeiro dia útil de trampo após o feriado de fim de ano. E aquela murrinha, típica quando voltamos ao batente, logo se dissipou (tá bom, amenizou!) quando nos concentramos em nossas atividades. 15:00h. Hora de sair para tomar um lanche…Opa! Vamos ter que deixar pra depois! Agora tem o #tasafoemacao com o Manoel Pimentel! \\\\o/
O evento era inédito: 1o #tasafoemacao a ser realizado em ambiente corporativo, que nesse caso, foi no auditório principal do Banco da Amazônia (BASA), com o grande apoio da Cobra Tecnologia. Como era de se esperar, o público, em sua maioria, não era composto de universitários com mochila, mas sim de colaboradores de várias empresas de TI localizadas no próprio BASA e que não acabavam de encher o local do evento.
Depois de alguns minutos de tolerância para que todos pudessem se acomodar, o evento teve início. Começou com Ramon Rabello agradecendo a presença do palestrante e dos realizadores do evento. Logo em seguida, ele apresentou a comunidade Tá Safo! para os presentes, explicando o propósito, filosofia de vida e princípios da comunidade \\\”papa-xibé\\\”. Continuando rapidamente, ele mostrou a repercussão e o \\\”barulho\\\” que a comunidade está fazendo aqui na região e pelo Brasil a fora, com a apresentação intitulada \\\”Quem vem ao Pará, parou…Tomou açaí, ficou…no #tasafoemacao!\\\”, elencando quem já passou pelo #tasafoemacao, como Alexandre Porcelli, Rildo Santos, Rafael Prikladnicki, Edgar Silva…Isso tudo foi rapidola, cerca de 10 minutos.
Depois ele passou a bola para o Manoel, que é mais um paraense trabalhando na Adaptworks. Ele já começou agitando! O tema era bem exótico: \\\”Puxirum\\\” Ágil ( mais informações sobre o termo aqui). A pauta do evento era muito simples: os participantes teriam de escolher 3 temas para serem discutidos em forma de bate-papo. Simples assim. Os temas propostos foram:
A) Agile e Governança Corporativa
B) Lidando com impedimentos políticos e organizacionais
C) Técnicas de Coaching para adoção de Agile
D) Competências necessárias ao papéis do Scrum
E) Migrando do comando e controle para a auto-organização
F) Scrum e Kanban – Ema, ema, ema, cada um com seus \\\”pobrema\\\”!
Para representar cada item, Manoel aplicou a seguinte dinâmica: aqueles que quiserem falar sobre determinado item irão se deslocar para os cantos do auditório (no caso dos itens A, B, C e D) ou à frente e atrás ( no caso dos itens E e F ). O resultado foi bem equilibrado, porém os vencedores foram os item C, E e F. E essa foi a ordem. O evento foi bem dinâmico: Fulano pergunta, os ajudantes ( Ramon Rabello e Luiz Sanches ) entregam o microfone para a pessoa e Manoel responde. Depois de termos visitados todos os 3 itens, ainda tínhamos um tempinho e acabamos falando sobre outros temas restantes.
Depois disso, veio a segunda parte do evento, com a dinâmica WorldCafé. Ela foi mais interessante ainda: 7 anfitriões voluntários iriam receber alguns visitantes. Depois, cada visitante se deslocaria para outro anfitrião, num total de 3 turnos. Durante cada turno que tinha a duração de 6 minutos, o grupo iria discutir sobre um único assunto: \\\”Adoção de Agile em Grandes Corporações (Desafios e Soluções)\\\”. O objetivo desse jogo era basicamente promover diálogos construtivos, acessar inteligência coletiva, aumentar a capacidade coletiva de criar e trocar conhecimento. Finalizando a dinâmica, os anfitriões escolhidos – Vitor Feitosa, Fernanda Melina, Jaime Schettini, Ramon Rabello, João Carlos, Luiz Leão e Otávio Rodrigues – foram convocados à frente para relatarem sobre os resultados (desafios e soluções) alcançados no contexto de cada grupo.
Já quase no finalzinho do evento, Ramon Rabello agradeceu mais uma vez a ilustre presença de Manoel Pimentel, aos organizadores do evento e aos colaboradores das empresas presentes. Depois, ele distribui adesivos da Grife \\\”Tá Safo!\\\” para aqueles que ficaram até o final! 🙂 2011 começou com tudo para nós! E que venham próximos #tasafoemacao, de mochila ou sapato social! 🙂
Deixe um comentário