ferramentas para sua privacidade e liberdade

O texto do Paulo Moura me inspirou a complementá-lo com um texto técnico de coisas que estou experimentando sobre privacidade e liberdade. Se lembra do PRISM? Pois é, nem se metendo no meio do mato estaremos em paz. O Capeta sabe usar Internet.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=QlSAiI3xMh4]

Já faz um tempo que venho me incomodando com os apps google que tinha em meu telefone inteligente com Android, alguns que nunca precisei utilizar. Como curioso que sou, achei uma gama de ferramentas open source que estão me ajudando a dar um pé na bunda no Google e Facebook. Ainda falta muito, mas vamos lá.

O Firefox já substituiu o google chrome em meus dispositivos faz tempo. Não custa citá-lo.

DuckDuckGo é um sistema de busca que não rastreia seus passos para utilizá-los em propagandas. Tá ganhando corpo e apoio de muita gente.

Openmailbox é o serviço de e-mail que estou utilizando e está me servindo muito bem. Comecei utilizando o webmail mas depois configurei o Thunderbird no desktop e achei o K-9 Mail para o celular. Configurei as ferramentas com os protocolos de envio (SMTP) e recebimento (IMAP) de mensagens, tranquilamente.

O desafio mais chatobolZ foi encontrar um serviço para migrar meus contatos e tarefas. Eis que surge o danadinho do fruux. Ele é baseado no sabre.io que é um framework, escrito em PHP, para criar servidores WebDAV, CalDAV e CardDAV. O sinistro é que o google não utiliza esses padrões abertos. A migração foi tranquila. Vamos ao \\\”Step by step, ooo baby\\\”:

\\\"Página

Abra seu gmail e vá em contatos. Dê uma arrumada encontrando cópias e apagando contatos que não queira mais.

Clique em exportar e, provavelmente, você será redirecionado para a versão antiga dos contatos do google. Vá na opção Mais e clique em Exportar. Selecione a opção de filtro dos contatos e escolha o formato de exportação vCard. Confirme para realizar o download do arquivo contacts.vcf.

Crie sua conta no fruux com o e-mail criado no openmailbox. Depois que estiver logado no fruux, vá na opção contacts e selecione o arquivo contacts.vcf, gerado pelo gmail, para ser importado. Aguarde o processamento e pinba! Tudo certo!

\\\"Tela

Falta pouco! O lance agora é criar as sincronizações do fruux com os dispositivos que você utiliza. Na opção Sync, basta clicar no botão Sync with a new device e escolher o tipo de dispositivo do sistema operacional, que ele te guiará. Eu precisei criar as sincronizações do Linux Thunderbird e Mobile Android, apenas. Um ponto de atenção no passo 4 das instruções de sincronização do Thunderbird é que a extensão SOGo não é mais suportada pela última versão do Thunderbird. Tive que substituir pelo plugin CardBook.

\\\"Tela

Se já quiser se livrar do google play, instale o Aptoide que é chuchu beleza e nem precisa se logar para instalar seus apps Android. Aproveite pra instalar o fruux app por ele. Achei o projeto F-Droid interessante mas o repositório dele é muito limitado.

Demorei pra encontrar um aplicativo de agenda. O aCalendar, por enquanto, está respondendo muito bem minhas expectativas. Tem função pra dedéu nele.

Em outra categoria de aplicativos me esbarrei com o OsmAnd. Com o propósito de navegar off-line pelos mapas, você terá que baixá-los em seu dispositivo. Mas isso tem um ganho e tanto. Viajei de Tucuruí para Baião, no estado do Pará, e pude acompanhar a rota do barco em que viajei, estando offline, de boa na lagoa. É bem espartano mas recomendo como alternativa ao google maps.

\\\"Tela

Ainda não consegui me livrar do WhatsApp, pois sua base de usuários é muito maior que a do Telegram. A NSA ainda tem muito que garimpar de nossas conversas. Mas esse artigo tem argumentos muito bons para migrar de mensageiro. Também tô testando o Signal que, pelo que li, é mais seguro que o Telegram e é recomendado por Edward Snowden.

Assim como um controle remoto de tv, você tem a opção de mudar. Fuleragem! O hardware que utilizamos tem tanto backdoor que você ficaria \\\”abubalhado\\\”. O que podemos fazer e minimizar o estrago estudando e trocando ideias sobre ferramentas que não nos controlem. Já deu até pra ir em configurações do celular, opção contas e apagar a do google. Ainda faltam outras ferramentas alternativas e uma limpeza completa, mas o trampo tá ficando interessante.

\\\"Apps

Cito dois sites como referências para quem quiser ir além: AlternativeTo.net e opensource.com

Ainda tem mais coisas pra testar, depois te conto :). Inté!


Comentários

12 respostas para “ferramentas para sua privacidade e liberdade”

  1. Justamente hoje vindo para o trabalho no carro e ouvindo o primeiro NerdTech de 2017 sobre privacidade online eu me deparo com esse belíssimo post sugerindo alternativas… Parabéns Mr Sanches e da próxima vez peça autorização pra usar minha imagem… Hahahahahahahahaah

    Abraços 😉

    1. Fala, Adriano! Que bom que você gostou. Se encontrarar mais aplicativos ou quiser falar mais sobre o assunto, estamos por aqui :). Eu sabia que alguém iria reclamar direitos de \”ibagem\”, por isso não desbotei as fotos kkkk

      Forte abraço!

  2. Para total privacidade em apps de mensagem, creio que não adianta usar apps baseados em servidores, mesmo que sejam open source e com criptografia como telegram e signal, pois dependemos de um servidor que executa sabe-se lá que códigos.
    Considero que a única forma de se ter privacidade de verdade é com o uso de redes p2p. O único app que conheço que trabalha dessa forma é o antox. Mas infelizmente a base de usuários é ínfima…

    1. Vitor, valeu pela dica e espero que tenhas gostado do artigo.

  3. Do OpenMailBox já conheço. E do ProtonMail https://protonmail.com/ (gostei do nome…) é bem confiável segundo o que dizem?
    Estranho é o DuckDuckGo ter como default o malfadado BingMaps em vez do OpenStreetMap, ou mesmo qualquer um dos outros pois dos piores é o Bing (nada supera a MICrOsoft em desgraça). E para completar a incoerência do Pato, nas opções de pesquisa o default está como \”segura\” (sic infinitas vezes) sendo a descrição da \”segurança\”: \”Omitir resultados ofensivos (em maioria adulto)\”…

    1. Fale, Marcelo!

      Ainda não utilizei o prontomail. Mas estou testando o https://lavabit.com/, que o Snowden utilizou na época. E valeu pelas observações sobre o duckduckgo 🙂

  4. Bela matéria Luiz.

    É o que eu sempre digo para alguns amigos: Não é porque a Google coleta sua vida e o hardware tem backdoor que o direito de escolha é anulado…

    Já pensaste então em colocar alguma ROM em seu celular sem o pacote Google Apps? Vai lhe economizar espaço, e garantir que nem existam softwares da Google para lhe incomodar 🙂

    1. Isso mesmo, Wildner! Coloquei na fila de estudos o http://www.replicant.us. Valeu! 🙂

  5. Olá Luiz,

    Tu já considerou testar uma alternativa ao Google Play Services? Eu andei testando o projeto microG, mas acho que errei alguma coisa no processo, porque os aplicativos que dependem do Google Play Services ficaram super lentos. Com a descontinuidade da ROM Cyanogenmod, vou mudar para uma outra ROM e tentar seguir as ideias do post do link a seguir, para ver o que acontece.

    https://forum.xda-developers.com/showpost.php?p=69699146&postcount=54

    Fica a dica! 🙂

    1. Opa! Valeu a dica! 🙂

  6. Talvez nunca seja possível ter segurança total num dispositivo móvel a menos que conseguíssemos nos livrar das operadoras de telefonia. E se formos além, afinal pra que se usa o celular? Bater papo? Ouvir música? Pedir comida? Chamar táxi? Pagar contas? Ao final quase sempre corremos o risco de esbarrar numa empresa com termos de uso que a maioria dos mortais dificilmente lê ou entende ou se importa. Século XXI, ame-o ou deixe-o.

    Me lembrei da palestra \”You broke the internet. We\’re making ourselves a GNU one\”.

  7. […] capítulos anteriores, falei um pouco do uso de aplicações fora do mainstream. Tem um danado que preciso falar um pouco […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *