Aproveitando a ida da Comunidade Tá Safo! ao Agile Brazil desse ano, que aconteceu em Florianópolis, conseguimos agendar uma visita à Chaordic, facilitada pelo nosso amigo Jaime Schettini. A visita ocorreu dia 05 de novembro. Fomos recepcionados por Anderson Nielson (Peopleware Director) e, logo na chegada, ficamos surpresos. Na sala de recepção, havia um armário colorido e sapateiras. Estranho, não?! Futuramente explicarei a história do porquê.
Anderson nos levou até a sala de reunião onde nos falou com detalhes como funciona a empresa essencialmente 2.0. A seguir, explicaremos em detalhes os assuntos mais relevantes da entrevista.
O que a Chaordic faz?
A empresa é especialista em soluções de personalização e recomendação para e-commerce. Além disso, ela possui expertise em várias áreas, dentre elas: BigData, Cloud Computing e User Experience.
Gestão
Na Chaordic, existem lideranças, inclusive formais. Não são gerentes ou chefes tradicionais. Estão envolvidos e comprometidos com seus times e tem preparo para lidar com pessoas e com a complexidade.
Metodologias
Sobre a metodologia, o processo é menos importante que o resultado. Cada equipe busca a metodologia que achar melhor, e o foco é em entregar resultados que impactem positivamente o negócio da empresa, em fazer aquilo que agrega rapidamente valor para nossos clientes. Tudo de acordo com o manifesto ágil.
Cultura
Lembra do armário e das sapateiras? Pois é…O porquê de não poder entrar calçado na empresa, vem do fato que ocorreu no momento de mudança de endereço da empresa para o local atual. Na ocasião, no primeiro dia de trabalho estava chovendo muito e uma das novidades era o piso que foi todo encarpetado e projetado para ter uma melhor acústica no ambiente. Para evitar de sujá-lo, surgiu a ideia de todos entrarem descalços para não molhar o novo piso. O ato foi apreciado por todos e foi incorporado à cultura de empresa, sendo até hoje uma \\\”regra\\\”: se você visitar a Chaordic, terá de deixar seu calçado na sapataria da recepção.
Na Chaordic, você NÃO bate ponto! Todos são corresponsaveis pelo cumprimento da sua carga de trabalho, as usuais 40 horas/semana e fazer o que precisa ser feito de mais valor dentro desse tempo.
Em relação à carreira, o crescimento de um caórdico (como são chamados os colaboradores da empresa), se dá por total mérito e segue as ideias de carreira em Y: para você crescer não precisa mudar de cargo (desenvolvedores virar gerente, por exemplo).
Cerveja à vontade!
Desde 2010, quando chopeira chegou na Chaordic, virou tradição: cada pessoa nova que entrar em um time deve pagar um barril de chopp, quando recebe o primeiro salário. Você imagina um ambiente com todo mundo bêbado, correto? ERRADO! Na verdade, ao contrário que muitos pensam, o comprometimento com as tarefas do time é tão grande que o consumo é feito com moderação e repito, com muita RESPONSABILIDADE.
Liberdade
Não importa como você vem trabalhar, bermuda, camiseta, sandália ou até mesmo descalço. O importante é você estar bem com a vestimenta que mais lhe agrada e que deixe você a vontade. Só para \\\”trollar\\\”, os caórdicos criaram o Fomal Day, uma sátira ao famoso Casual Friday, comuns em muitas empresas.
Empresa de e para as pessoas
No ambiente de trabalho fica muito transparente que eles respiram inovação, tecnologia e criatividade. Cada detalhe nos ambientes, desde os puffs, sinuca, baias, cadeiras, geladeiras, cozinha/bar, video-game, foi idealizado pelos próprios colaboradores da empresa e repassado esse grande desafio ao arquiteto que projetou o ambiente. O resultado de todo esse trabalho, culminou em 2013 no \\\”Prêmio Destaque – Escritórios Interiores\\\”.
A Comunidade agradece mais uma vez a disponibilidade da Chaordic, em especial ao Jaime Schettini e o Anderson Nielson, por viabilizar nossa visita à empresa que mais uma vez foi eleita uma das melhores para se trabalhar tecnologia da informação em 2014 e a melhor empresa para se trabalhar em Santa Catarina categoria com até 1000 funcionários, segundo o Great Place to Work.
Quer conhecer a Chaordic?
Assista esse vídeo com a participação de caórdicos e alguns de seus familiares.
http://www.youtube.com/watch?v=r5rHr2t5mOI
Deixe um comentário