Aconteceu no último dia 8 de setembro na faculdade Faci/DeVry mais uma edição do #SafaDojo, dinâmica de programação para aprendizado de novas linguagens por meio de desafios e uso das boas práticas como TDD, pair programming e baby steps.
Entre 20h30 e 22h00, 16 alunos da turma de tópicos especiais em linguagens de programação (sendo 4 mulheres, ou 25% do total) puderam praticar e dar os primeiros passos na linguagem de programação Go, lançada pelo Google em 2009 e cuja demanda por profissionais vem se intensificado cada vez mais.
Depois de uma breve contextualização sobre o funcionamento do coding dojo, sob inspiração de reports semelhantes, foi proposto o problema da distribuição de mictórios. Para ajudar com o básico da linguagem, um exemplo de código em Go também foi apresentado. Conforme as pessoas se revezavam na programação, oportunamente eram esclarecidos conceitos da linguagem, permitindo-se avançar aos poucos na direção da solução do problema.
Foram utilizados projetor, quadro magnético, notebook com Ubuntu Linux com compilador Go previamente instalado e configurado e editor de código Geany.
Ao final, após uma brevíssima retrospectiva junto à plateia, os seguintes pontos foram destacados:
Positivos
+ Go: uso de linguagem que é novidade
+ dinâmica interessante
+ infraestrutura
+ exemplo de código ajudou
Negativo
– papeis de piloto e co-piloto não ficaram muito claros
– falta de familiaridade
– mensagens de erro pouco claras
– horário apertado
– faltou pizza 🙁
– pessoas ainda muito tímidas
Agradecimentos à nossa parceira Faculdade Faci/DeVry, ao coordenador do curso, professor Iranildo Encarnação e todos os demais colaboradores pelo apoio.
Fotos disponíveis na página do evento no Google+.
Até a próxima!
UPDATE: Os slides de apoio utilizados estão disponíveis.
[slideshare id=53213086&doc=slide-coding-dojo-150926003431-lva1-app6891]
Deixe um comentário