Aconteceu no sábado, dia 30 de Maio de 2009, no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, o I Visão Ágil Acadêmic Meeting em Belém, evento promovido pela Visão Ágil e pelo grupo Tá safo! com apoio do IESAM.
Público
Apesar de a chuva ter eventualmente dificultado um maior comparecimento, boa parte dos cerca de 200 inscritos no site do Tá safo! estiveram presentes. O evento pode contar com a participação de vários professores e coordenadores de curso da área de informática, profissionais de tecnologia e principalmente estudantes universitários.
Abertura do evento e palestras da manhã
Às 9h da manhã, os colegas Henrique Fontenele e Luiz Sanches fizeram a abertura oficial do evento. Henrique Fontenele iniciou falando sobre o surgimento do Tá safo!, divulgando os objetivos e atividades desempenhadas pelo grupo, com destaque para as parcerias e o apoio institucional no âmbito acadêmico, em especial a nova parceria com a Visão Ágil que se inicia na realização do evento.
Henrique na abertura do evento
Na sequência, Luiz Sanches, de forma bem descontraída, fez uma breve retrospectiva e um balanço dos primeiros 2 anos do grupo Tá safo!. Relembrou a atuação do grupo na disseminação de tecnologias, formações de grupos de estudo, eventos e seminários acadêmicos, além da participação no FISL em 2008, onde iniciaram-se articulações do grupo no cenário nacional — incluindo contatos dos paraenses distantes em terras gaúchas. Um vídeo com a surpresa do primeiro encontro com o paraense Manoel Pimentel na ocasião também foi uma boa recordação.
Sanches fez um balanço dos primeiros 2 anos do Tá safo!
Primeiros contatos entre Tá safo! e Visão Ágil no FISL 2008
Veja o vídeo pelo blog do Victor Hugo
[slideshare id=1530916&doc=vaam2009-090604000406-phpapp02]
Ao final da manhã foi a vez de Manoel Pimentel. O editor e líder da revista Visão Ágil ressaltou a importância do evento, destacando o papel do grupo Tá safo! em disseminar conhecimento técnico e metodologias ágeis tal como o sua prévia iniciativa com o grupo XP Norte. Manoel também mostrou que veste a camisa (literalmente).
Manoel prosseguiu com a palestra “Desenvolvimento Ágil com Scrum, Lean e FDD” de forma muito movimentada, dinâmica e explicativa. Deixou claro que, como em qualquer atividade do ser humano, agile pode envolver mudanças culturais e que se adaptar a mudanças pode não ser tão simples.
Cruzar os braços ao contrário é um bom exemplo de como pode ser difícil mudar hábitos e costumes.
Robôs para ilustrar como comando-controle é mais ineficiente que auto-organização.
Fazendo valer valores do manifesto ágil, Manoel apresentou, com muitas analogias e metáforas, diversos pontos de sua experiência no mundo ágil. Combateu alguns mitos que envolvem agile e esclareceu conceitos. Por exemplo, com a fábula da lebre e a tartaruga,destacou que há muitas pessoas que consideram erroneamente que “ser ágil” signifique “desenvolver rápido”. Na fábula, segundo ele, a tartaruga representa melhor os princípios ágeis que a lebre, justamente por ter foco, determinação, disciplina e fazer aos poucos mas fazer bem feito.
A Tartaruga representa melhor os princípios ágeis do que a lebre
De sua experiência, Manoel também mostrou brevemente alguns cases de utilização e consultoria de adoção de Scrum em vários locais bem como sua experiência com Scrum com XP, FDD e Lean.
Com uma dinâmica simples e bem divertida junto à platéia, Manoel também exemplificou a importância do manifesto ágil e de como colaboração com o cliente é preferivel sobre negociação de contratos quando há uma relação de confiança. A galera gostou!
Almoço
Ao final da manhã, um grupo de cerca de 20 pessoas entre integrantes do Tá safo! e demais participantes fomos todos a um almoço com Manoel no Jardin’s Restô, no Largo do Redondo da Avenida Nazaré em Belém. Bons momentos de confraternização!
Almoço no Jardin\\\’s Restô
Workshop
Após uma fina chuva da tarde, o evento reiniciou às 15h com o (mini) workshop sobre práticas ágeis. Manoel primeiramente definiu e esclareceu conceitos de desenvolvimento ágil com abordagem de teoria das restrições. Também ilustrou a dimensão que problemas de comunicação podem ter em ambientes colaborativos (como equipes de desenvolvimento de software) com a célebre brincadeira do telefone-sem-fio. Tudo num clima muito amistoso e de muita descontração!
Telefone sem fio
De volta às atividades e com as cadeiras do auditório reorganizadas, vários grupos de 5 pessoas foram formados. Sob coordenação de Manoel, logo descobrimos que éramos na verdade editoras responsáveis por apresentar o projeto de editoração de uma publicação: a Revista Esporte Ágil!
Manoel, como cliente (ou melhor, Product Owner) apresentou a todos vários itens do o que era desejado do projeto e o formato da revista. Cada grupo definiu os papeis de equipe e de Scrum Master e, de posse de papeis A4 (reciclados), blocos de post-its, canetas, lápis, cartolinas e fitas adesivas, pôde-se por algumas conceitos e técnicas ágeis em prática (ciclos iterativos, entregas curtas, colaboração com o cliente, timebox definido, maior retorno de investimento primeiro, estimativas ágeis com planning poker, e etc).
No caso, o item de maior valor de negócio definido pelo cliente foi a capa da revista, com um logo e uma imagem relacionada ao Brasil — os únicos ítens do backlog passiveis de realização dentro de um sprint de 10 minutos. As equipes mostraram criatividade!
Criação da revista
Sprint Backlog
Seguiu-se um breve coffee-break (afinal, ninguém é de ferro)!
Ao retorno, com revisões de sprint, retrospectivas e definições dos passos seguintes, fechou-se um ciclo de desenvolvimento ilustrativo do produto. O debate em seguida foi bastante participativo. Diversos colegas compartilharam suas impressões, ideias e experiências de uso de metodologias ágeis. Tirando dúvidas com Manoel num grande bate-papo sobre desenvolvimento ágil, mercado e tecnologias.
Agradecimentos
Ao final, a turma do Tá safo!, Henrique, Sanches, Wagner e Calex promoveram um tradicional sorteio de camisetas e brindes e encerraram fazendo um discurso de agradecimento: ao público pela participação no evento; ao IESAM (especialmente à Profa. Silvana Rossy) por todo o apoio prestado; à Revista Visão Ágil, pela idealização do evento, contribuição e pela exitosa parceria com o Tá safo!.
Em nome do grupo Tá safo! cabe também um agradecimento em especial à pessoa do colega Manoel Pimentel pela amizade, apoio, disponibilidade além da cooperação e pelo enorme entusiasmo na divulgação e capacitação tecnológica em metodologias ágeis a nível nacional e em particular na nossa região.
Valeu!
A todos, nosso muito obrigado! Parabéns! E até a próxima!
Veja mais fotos no álbum de Manoel Pimentel