No dia 24 de Novembro, aconteceu em Belém um evento que abalou muita gente. Não foi a chuva torrencial no fim da tarde. Foi mais um #tasafoemacao. Desta vez, Rafael Prikladnicki marcou presença no Auditório do Cesupa e deu uma verdadeira aula sobre Agile.
A evento estava previsto para começar às 19:00 horas, porém começou 19:30. Como o próprio Rafael enfatizou, sempre há mudanças nos requisitos. E este foi um dos temas mais discutidos em sua palestra.
Mas antes do Rafael entrar em ação, Jaime fala rapidamente sobre a Retrospectiva TáSafo 2010 relembrando o que rolou neste ano de importante para a comunidade.
Após o Jaime concluir, Rafael Prikladnicki inicia sua apresentação. Coordenador do GUMA, comunidade do Rio Grande do Sul que foi uma das pioneiras em agile no Brasil, Rafael aborda brilhantemente os erros e acertos que cometemos quando tentamos utilizar o agile.
Nesta discussão, ele propôs que você somente deve usar o agile em sua empresa se você tiver um bom motivo. Dando ênfase a mudança de escopo e interação com o cliente.
Rafael mostra a platéia que agile é mudança de cultura com foco em pessoas. E que isso influencia diretamente na qualidade do software. Ele enfatizou a importância de se deixar o cliente satisfeito, mas também deixar a equipe de desenvolvimento satisfeita. E que isso é possível sim.
Com relação às mudanças de escopo, Rafael demonstrou que elas sempre vão ocorrer e que não é possível prevê-las no inicio do projeto. E que o agile veio com a proposta de incorporar essas mudanças no projeto.
A participação da platéia marcou este #tasafoemacao. Uma discussão que me chamou a atenção foi a respeito da capacidade do cliente de entender software. Concluímos que a equipe dever ter a habilidade de colocar o cliente a par do processo de desenvolvimento. Colocar o cliente dentro do taxi.
Este #tasafoemacao foi muito instrutivo e divertido. Rafael Prikladnicki elogiou a maturidade técnica da platéia e distribuiu alguns brindes. O Jaime ainda praticou a #horadodesapego com algumas revistas e livros que resolveu passar adiante.
Parabéns Rafael. E parabéns à comunidade.
Mais fotos deste evento na nossa página no Flickr.
Deixe um comentário