O que rolou no Agile Trends 2015

Cobertura por Breno Campos e Diego Lisbôa.

Nos dias 24 e 25 de abril, ocorreu, em São Paulo, a terceira edição do Agile Trends, que é um evento cuja proposta é empurrar os limites da agilidade trazendo temas modernos e apontando novas tendências da indústria de desenvolvimento de software. A Caravana da Comunidade Tá Safo esteve presente mais uma vez com membros atuando no Comitê Organizador do evento (Diego Lisbôa e Breno Campos) e no time de voluntários (Jhonne Nunes) sem falar de alguns conterrâneos que estavam presentes no evento, como Ademir José e Manoel Pimentel. O objetivo deste post é mostrar um pouco da experiência que os membros da caravana tiveram do evento.

\\\"Screen


Dia 23/04

O time de voluntários combinou de se reunir na hora do almoço para que os membros pudessem se conhecer melhor e não perdessem a hora da reunião de alinhamento dos voluntários, marcada no próprio Maksoud Plaza, às 15hs.

\\\"Screen

Antes de iniciar os trabalhos, o time de voluntários participou de uma interação descontraída para os membros se conhecerem ainda mais (alguns não estavam no almoço). Em seguida o Chair do evento, Dairton Bassi, passou as instruções gerais para o time sobre o evento.

\\\"Screen

Após as apresentações, foi hora de colocar a mão na massa na montagem dos Kit\\\’s do evento e definição da escala de trabalho do time. Montamos cerca de 500 Kit\\\’s por volta de 40 minutos e a escala de trabalho foi bem dividida pelo time.

\\\"Screen

Dia 24/04

Chegamos bem cedo para auxiliar no credenciamento dos participantes.

\\\"Screen

Dairton Bassi fez a abertura oficial do evento e apresentou os formatos das sessões deste ano (Trend Talks, Fishbowls, Extra Sessions, One minute talk e Trend Panel) para um auditório lotado de participantes cheio de expectativas para o evento e os novos formatos apresentados.

\\\"Screen

O primeiro Keynote a se apresentar foi Luli Radfahrer com o tema “Suicídio por Inteligência Artificial”, onde foi apresentado que futuramente as máquinas tendem a ser cada vez mais inteligentes (Smart Machine) podendo chegar ao ponto de que elas não precisem mais da humanidade para executar suas ações e que precisamos, desde já, desenvolvermos pensando no termo ética de máquina.

\\\"Screen

Após o primeiro Keynote, teve início as apresentações das Trend Talks que foram divididas em três salas: insights, sinapses e connection com as respectivas trilhas: ágil distribuído, arquitetura de software ágil e comunidades.

A primeira talk da sala comunidades foi de Victor Lima com o tema “Customer & Product Discovery em Mobile”, onde foi apresentado como o processo de Product e Customer se encaixa no contexto de desenvolvimento Mobile. Em seguida foi a vez de Marco Migliavacca falar sobre “Negócios baseados em tecnologia” onde foi apresentado como trazer o conceito de Startups para grandes corporações.

\\\"Screen

Após o almoço, foi a vez de assistir, na sala sinapses, a Extra Session de Paulo Caroli que apresentou sobre como criar e evoluir seu MVP (Produto Mínimo Viável).

\\\"Screen

De volta à sala comunidades, foi a vez de acompanhar a talk de Marcelo Luiz Walter com o tema “Pare de estimar e comece a medir” onde foi apresentado como sintonizar o mundo dos adeptos a estimativa com a dos defensores do #noEstimate (como garantir previsibilidade sem apelar para a tentativa de adivinhar o futuro).

\\\"Screen

Outra talk bastante esperada foi a do Alexandre Freire com o tema “Como influenciar sua equipe para ser excelente com medo, vergonha, empatia e outras técnicas” onde foi apresentado como ajudar sua equipe no caminho à excelência usando principalmente a empatia e poucas regras bem claras enquanto valorizando a proteção de seus funcionários e clientes.

\\\"Screen

No coffee-break foi o momento de repor as energias e fazer networking com os participantes do evento.

\\\"Screen

Após o coffee-break foi a vez de assistir as ultimas talks do primeiro dia de evento: Alisson Vale (Kanban e Gestão Visual); Rodrigo Yoshima (Cost of Delay: Comunicando o impacto do tempo no valor) e Henrique Bastos (Tangibilizando o impacto financeiro do que fazemos).

\\\"Screen

Após o término das apresentações tivemos o One Minute Talk na sala Insights, onde cada participante da conferência que quisesse compartilhar suas idéias, opiniões, sugestões tinha um minuto para tal. Aproveitamos a oportunidade para divulgar o Ta Safo Conf 2015, maior evento de métodos ágeis da região Norte que ocorrerá no dia 21 de novembro.

http://youtu.be/hG-T85gwQ3A

Para encerrar o primeiro dia do evento rolou um Happy Hour que foi mais uma ótima oportunidade de networking com os participantes e palestrantes do evento.

Dia 25/04

E no sábado o dia começou com um keynote de Cláudia Melo, falando sobre A Nova Organização: Tecnologia, uma abordagem sobre como as organizações tem se tornado organizações tecnológicas. Que mudanças serão notadas nas estruturas, negócios e pessoas? Como estar preparado para essas novas organizações?

\\\"Screen

Tivemos também um talk do João Paulo Novais, do SERPRO que falou sobre Agilidade além do mundo do software, onde dividiu com a comunidade sua experiência na adoção de agilidade para áreas que não são de software, e mostrou seus cases como em um grupo de escoteiros, setores de comunicação, jurídicos, pessoal e marketing.

\\\"Screen

Pela tarde, tivemos o keynote do Marcos Cavalcanti, que abordou o tema \\\”Desenvolvimento ágil e pensamento exponencial. E eu com isso?\\\”, que trata de como o mundo e a economia têm se tornado cada vez mais digitais e como as pessoas e gestores sabem disso, mas nossas ferramentas não tem conseguido manter o mesmo ritmo de evolução. Como lidar com essas novas características e o que há de ser feito.

\\\"Screen

Ao final do evento, foi a hora de homenagear um grande membro da comunidade de software que nos deixou recentemente. O grande mestre Luca Bastos, que teve um troféu com o seu nome. \\\”Troféu Luca Bastos.\\\”

\\\"Screen

Foram premiadas as melhores apresentações nas trilhas Especialistas, Sessões Especiais e Comunidades, e os vencedores foram escolhidos pelo público presente no evento. E os vencedores foram:

Categoria Comunidade: Vitor Massari e Fabio Cruz.

\\\"Screen

Categoria Sessões Especiais: Paulo Caroli

\\\"Screen

Categoria Especialistas: Manoel Pimentel, Thyago Rebelato, Luis Figaro e Filipe Guedini

\\\"Screen

O evento, mais uma vez, superou as expectativas inovando nas sessões, premiações das melhores talks, inserção da trilha comunidades, one minute talk\\\’s, etc. Foi um prazer representar a Comunidade em um evento tão importante no cenário Agile como o Agile Trends. Agora é hora de compartilhar os conhecimentos aprendidos e se preparar para os próximos eventos.

\\\"Screen


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *