No dia 17 de agosto foi realizado o Caipira Ágil 2013, o terceiro desde a primeira edição em 2011. Todo ano eu me surpreendo com a evolução desse evento, a cada ano que passa são mais pessoas participando e a grade sempre impecável trazendo novas caras e palestras de muita qualidade.
O Caipira Ágil tem um formato interessante, ele ocorre em um sábado inteiro na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) onde são realizadas palestras, workshops, coding dojos, lightning talks e open spaces. E esse ano o evento se concentrou nas palestras, workshops e nas lightning talks.
No Caipira Ágil os momentos de break sempre são regados de muita comida e muita interação entre os participantes, acredito que essa seja a parte que eu mais curto nos eventos. Não que as palestras e as outras atividades não sejam interessantes é que conhecer novas pessoas ou rever os amigos que geralmente eu só vejo nos eventos é sempre muito bom.
Esse ano eu participei do Workshop do Dairton Bassi (@dbassi) sobre Kanban e em seguida assisti uma palestra do Luca Bastos (@lucabastos) sobre Inovação.
O Workshop foi interessante para conhecer mais um pouco sobre Kanban, durante o workshop foi realizado uma dinâmica onde em grupo montávamos um quadro kanban. Depois o Dairton analisou alguns na frente e passou várias dicas quanto a limitação do trabalho, o mapeamento de um fluxo contínuo, e algumas dicas de como lidar com algumas situações comuns quando você começa a usar Kanban.
Eu não achei os slides da apresentação do Dairton no Caipira Ágil, mas tem uma outra apresentação dele bem parecida no slideshare, lá vocês podem conferir várias dicas e alguns outros conceitos interessantes que foram apresentados por ele durante esse workshop.
Em seguida tivemos a apresentação do Luca Bastos que apresentou uma visão sobre inovação e a sua reflexão em cima da leitura de um artigo de Peter Druker a respeito do tema, e ainda fez um paralelo com a agilidade, foi bem interessante ainda mais com esse boom de startups que estamos vivendo, o tema veio bem a calhar.
No coffee-break encontrei alguns amigos que geralmente só vejo nos eventos como o Rildo Santos (@rildosan), Manoel Pimentel (@manoelp), a galera da organização do Caipira Ágil, e ainda bati um papo com o Luca Bastos. Como eu disse antes a melhor parte para mim são os breaks, eu acabei esquecendo de comer e quando vi já estava iniciando a segunda parte…run forest run!!!
Na segunda parte do dia eu assisti a palestra da galera da Lambda 3, o Vitor Hugo (@vitorhg) e o Giovanni Bassi (@giovannibassi) apresentaram os erros e acertos no desenvolvimento de projetos.
Foi uma palestra descontraída e com várias experiências interessantes, eles destacaram bem a postura firme na hora de defender e não abrir mão das boas práticas e do que eles já tem como experiência, mesmo quando o cliente ainda não enxerga esses benefícios. O legal que apesar de falarem bastante dessa postura eles deixaram claro que isso também tem seus desdobramentos e ilustraram isso com mais alguns relatos, foi uma palestra bem interessante.
Em seguida o Fabio Akita (@AkitaOnRails), ou Akita on Rails como é mais conhecido, palestrou a respeito de Startups e Software, falou dos fundamentos, das relações errôneas que geralmente são feitas entre os projetos de software e os projetos de engenharia tradicional (civil, naval, automação, produção, …), mostrou com bastante embasamento as peculiaridades que o desenvolvimento de software possui e por que deve ser tratado de forma diferenciada das outras engenharias.
Falou também desse boom de startups e o quanto é complicado dar certo no mercado, e ainda falou do processo científico difundido em métodos como o Lean Startup e o quão é falha a preparação das pessoas para aplicar essa teoria na prática.
Não tinha como ver todas as palestras e workshops, mas os que assistiram as outras apresentações devem ter saído tão satisfeitos quanto eu!
Se quiserem conferir algumas fotos do evento é só dar uma olhada no Twitter na hashtag #caipiraagil (tem fotos dos outros anos também!)
Parabéns a todos os que compartilharam suas experiências e seus conhecimentos com a galera, esse ano mais uma vez tinha bastante conteúdo interessante para ver que ficava complicado de escolher o que assistir, isso sempre acontece nos melhores eventos.
O evento foi excelente e sei que a organização de um evento, pode ser o menor ou o maior, sempre da bastante trabalho, então nada mais justo que parabenizar a organização do Caipira Ágil por mais esse ano de sucesso.
Parabéns mais uma vez Renne Rocha, Victor Queiroz, Renato Freire, Alan Braz e Rafael Camargo, a todos que participaram da organização do Caipira Ágil, o evento com certeza já está no calendário oficial dos eventos imperdíveis do ano.
Deixe um comentário